Autor: Berto Estrela
Nos cinco capítulos desta obra, faz-se uma síntese de algumas das situações com que se depara um médico veterinário no exercício da sua actividade profissional, contam-se episódios da sua vida privada e referem-se curiosidades da história, da toponímia e das lendas de algumas das terras onde se desenrolam os factos.
A diversidade de funções deste técnico é por vezes desconhecida pelo cidadão comum, em especial pelo habitante da cidade. Como médico das várias espécies animais e inspector sanitário de alimentos, em todo o circuito alimentar que passa pelos matadouros, armazéns de produtos alimentares de origem animal, fábricas (de salsicharia, de pescado e de lacticínios), lotas, mercados, supermercados, talhos, peixarias, restaurantes, feiras e outros locais, este técnico está na primeira linha, como garante da prevenção e defesa da Saúde Pública.
De facto, ao intervir como inspector sanitário dos alimentos, procura evitar algumas das doenças que podem afectar a espécie humana, resultantes da ingestão de alimentos contaminados com bactérias patogénicas, toxinas bacterianas e produtos químicos em quantidade suficiente para provocarem infecções, toxi-infecções alimentares e intoxicações.
Ao intervir na saúde animal, o médico veterinário evita que o ser humano seja atingido por doenças transmitidas por outras espécies animais, as chamadas zoonoses de origem infecto-contagiosa (raiva, salmonelose, brucelose, tuberculose, leptospirose, etc.) ou parasitária (leishmaniose, teníases, fasciolose, triquinelose e outras). De entre os exemplos mais recentes da intervenção deste técnico na defesa da Saúde Pública, referem-se a "doença das vacas loucas" e a "gripe das aves", tão repetidamente divulgados pelos órgãos de comunicação social.
No campo da Saúde e Produção Animal, o médico veterinário planeia e controla o conjunto de práticas que tornam possível a obtenção de melhores resultados nas explorações de ruminantes, suínos, aves, etc. (designado por maneio), nomeadamente estabelecendo programas de profilaxia médica (vacinações) e sanitária, programas alimentares e outros, e prescreve os tratamentos adequados para as doenças que conseguem ultrapassar a barreira deste controlo. Portanto, faz clínica não só das espécies pecuárias (gado bovino, ovino, caprino, equino, suíno, etc.), mas também dos animais de desporto, de companhia, dos animais dos jardins zoológicos e parques ecológicos, dos animais dos oceanários...
Pode ainda ser técnico de laboratório (exames anatomopatológicos, químicos, microbiológicos, parasitológicos, etc.) ou dedicar-se ao ensino ou à investigação.
Capítulos da obra:
I - Sacrifícios... sem deuses.
II - Pedaços da vida na província.
III - Campanhas agitadas.
IV - No mundo dos aviários.
V - Na capital.
Sem comentários:
Enviar um comentário