segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O Plâncton e a Produtividade Marinha

TRABALHO PUBLICADO NA REVISTA PORTUGUESA DE CIÊNCIAS VETERINÁRIAS EM ABRIL/JUNHO DE 1985 (Autor: J. Gualberto A. Estrela)

Faz-se uma exposição sobre a importância que têm para o conhecimento da vida aquática o estudo do plâncton e da produtividade marinha, procurando chamar a atenção da sua utilidade na formação básica do médico veterinário, que pode ter neste campo da Ciência uma acção pri mordial como técnico de produção dos animais aquáticos (tão necessários na actualidade para a alimentação da população humana), a par da sua tradicional missão de Inspector e Tecnologista do pescado e seus produtos.

TEMAS:
1 - Introdução
2 - Estudo do plâncton
- Conceito de plâncton
- Planctonologia aplicada
3 - Métodos de colheita e de conservação do plâncton
4 - Métodos de análise quantitativa e qualitativa do plâncton
6 - Análise de amostras de plâncton provenientes de águas atlânticas africanas
7 - Conclusão

Conferência realizada em 13 de Novembro de 2008 na Bibloteca-Museu República e Resistência da Câmara Municipal de Lisboa


TEMAS:

- O ÊXODO DOS BRANCOS DO KATANGA

- ESTRANHOS COSTUMES E CRENÇAS

- O GRANDE CAÇADOR

- OS PERIGOS DO NORTE

- EMÍLIA E O ESCORPIÃO

- NA MIRA DA PIDE (PEDRA DO FEITIÇO - RIO ZAIRE)

- SANGUE... SEM GLÓRIA

- O GUERRILHEIRO ANTI - COLONIALISTA

- REGRESSO A LISBOA

"Perigo e Fascínio em África, Angola 1962 - 1964"

Estrela, Berto: Perigo e fascínio em África: Angola 1962 - 1964 / Berto Estrela - Lisboa: Ed. Prefácio, 2007 - 250 pags.



Quando os movimentos de libertação de Angola desencadearam a luta pela independência deste território, considerado na altura parte integrante de Portugal, numerosos portugueses, criados e educados no período do regime salazarista, acharam acertada a decisão da defesa pelas armas deste pedaço do seu país. No entanto, muitos dos jovens integrados nas fileiras das Forças Armadas, em especial estudantes universitários, nunca se conformaram com a interrupção dos estudos nem com os prejuizos suportados, resultantes da sua mobilização para a defesa dum território que alguns entendiam não fazer parte da sua Pátria.


Neste livro, o autor descreve a odisseia dum alferes miliciano apanhado como tantos outros nas malhas da vida militar e obrigado a combater os movimentos de libertação de povos que considerava seus amigos fraternos... Começa por descrever a sua chegada a Luanda nos princípios dos anos sessenta e o sentimento de desconfiança em relação à população negra, originado pelos recentes massacres terroristas no Norte da província. De Luanda, descreve o ambiente de azáfama militar, as deambulações pela cidade e pela ilha e aventuras amorosas. Tendo cumprido a sua comissão de serviço nas zonas de intervenção militar do Leste e do Norte, conta episódios do êxodo dos brancos do Katanga, do início da formação de células do movimento para a libertação de Angola na região Leste, dos estranhos costumes e crenças de alguns povos, de cenas de caça, dos perigos enfrentados na selva africana durante as patrulhas e operações militares, de desavenças com a polícia política e de aventuras com a filha dum soba. Levado pela imaginação, cria episódios da luta dum guerrilheiro no Norte do território, mas ao mesmo tempo faz uma síntese da História de Angola, salientando as principais razões históricas para a luta contra as tropas portuguesas.


TEMAS:

- O ÊXODO DOS BRANCOS DO KATANGA (FRONTEIRA LESTE DE ANGOLA)

-ESTRANHOS COSTUMES E CRENÇAS (BATUQUE, FEITIÇARIA)

- O GRANDE CAÇADOR

- OS PERIGOS DO NORTE

- EMÍLIA E O ESCORPIÃO

- NA MIRA DA PIDE (PEDRA DO FEITIÇO - RIO ZAIRE)

- SANGUE... SEM GLÓRIA

- O GUERRILHEIRO ANTI - COLONIALISTA

- REGRESSO A LISBOA